Biografia

DAS RAÍZES PARA O MUNDO. 

Se o “mar deixou o Alentejo” de onde “trouxe canções de oiro”, os mercadores dessas raízes são claramente Jorge Roque, Pedro Zagalo e Herlander Medinas, alinhados no coletivo MONDA.

Os ingredientes de que é feita a inspiração, sanguínea e enraizada, estão todos presentes.
MONDA é um corpo em que bate o coração da planície, são os sentimentos e emoções que sempre distinguiram o seu cante, é um calor muito próprio, em que se nasce, se vive e só assim se pode cantar.

MONDA é tudo o que distingue pelo mundo fora esse sabor a Alentejo, hoje de resto, reconhecido como Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. Condimentado pelas guitarras, teclados e contrabaixo torna-se numa nova voz, mais aberta e diversificada que, para simplificar, se compõe no âmbito da World Music e atravessa qualquer fronteira. 

Com uma aproximação clara às novas tendências musicais, misturando a composição tradicional com novos sons da World Music o primeiro trabalho discográfico dos MONDA, produzido por Ruben Alves conta com as participações especiais da fadista Katia Guerreiro e Rui Veloso. 

Ao vivo, muito mais que a celebração do Cante Alentejano, MONDA torna-se numa festa genuína, luminosa e emocionante, que canta fundo as raízes de um país inteiro.

Jorge Roque

Nasceu no Alentejo, em Portel. Estudou em Évora até 1995, altura em que entrou para a Faculdade de Belas Artes deLisboa onde se licenciou em Design de Equipamento no ano de 2001.

Com passagens profissionais pelo Porto e por Itália, regressou às origens em 2005. No ano de 2009 frequentou o curso de Arquitectura na Universidade de Évora, mas a música evidenciou-se sempre como a paixão mais forte.

Com um vasto percurso no panorama da música nacional, integrou vários projectos musicais os quais, desde os 10 anos de idade, o levaram a inúmeros palcos nacional e internacionalmente, dando a conhecer, não só a sua faceta interpretativa, através do seu magnifico instrumento vocal, mas também e mais recentemente, pelas suas autorias e composições enquanto músico.

O Cante Alentejano, o Fado e mais tarde o Pop e o Rock, levaram-no à televisão onde em 2010 se sagrou vencedor da última edição do programa televisivo da RTP 1, Operação Triunfo. Jorge Roque frequentou em 2011 a prestigiada escola internacional de música, Berklee College of Music, em Boston, onde estudou e aproveitou para enriquecer o seu conhecimento musical. Em 2013 editou o seu primeiro álbum de originais, intitulado“Às Vezes”, com autoria de textos e músicas em nome próprio.

Considera-se sobretudo um cantor, e a partir dessa auto avaliação, fundou em 2015 o projecto Monda, juntamente com mais 2 músicos do Alentejo, conseguindo toda a atenção do público português na edição do primeiro disco Monda.

Pedro Zagalo

Iniciou os seus estudos musicais aos cinco anos na Academia de Musica de Elvas, onde fez o curso geral do Conservatório. Estudou piano, guitarra clássica e Composição. É licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Setúbal e possui um Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico.

Acompanhou Rui Veloso, Herman José, Mariza,  Miguel Gameiro, Cuca Roseta, Katia Guerreiro, Mafalda Veiga, Susana Félix, Miguel Ângelo,  FF, Berg, Anabela, Carlos Guilherme Maria Viana, Jaume Pradas, Yami Aloelela, Maestro Mário Rui Teixeira, Pedro Madeira, Jorge Roque, Vânia Fernandes e a nível internacional Kirk Lightsey (América), Johannes Krieger (Alemanha), Layth Sidiq (Líbano), Tom Cohen (Israel), Yakovos Konitupulus (Grécia)

Trabalhou como diretor musical e foi compositor de várias canções premiadas em festivais. Esteve envolvido em encontros de culturas musicais com músicos de todo o mundo (Líbano, Israel, Grécia, Eslováquia, Alemanha, Chipre, Hungria, Jordânia, Eslovénia, Bélgica, Irlanda, Turquia, Líbano).

Frequentou Master-Classes na área do jazz, onde estudou com os professores: Donny MacCaslin, David Binney, Ben Monder, Hans Glawischnig, Adam Cruz, Miguel Zenón, Arturo Serra, Luis Perdomo, Henry Cole, André Fernandes. E na área da pedagogia musical com nomes como Edwin Gordon, Maurizio Padovan, Keith Swanwick, Pepy Michaelides, José Carlos Godinho, António Vasconcelos, Helena Rodrigues, Paulo Maria Rodrigues, Graça Palheiros.

É atualmente pianista e músico fundador do projeto “Monda”, sendo também pianista e diretor musical do músico “Miguel Gameiro ”, fazendo inúmeros concertos por todo o país e estrangeiro. É Professor de Educação Musical e Diretor da Escola de Música do Colégio Laura Vicunha.

Herlander Medinas 

Natural de Caridade, concelho de Reguengos de Monsaraz, foi na Escola Profissional de Música de Évora que estudou Contrabaixo de Cordas com os professores Jorge Carreiro e Yuri Axenov. Como segundo instrumento, dedicou-se ao piano com o professor Dragomir Dochev. Estudou também na escola JBJazz, em Lisboa.

Integrando a Banda da Força Aérea Portuguesa como instrumentista de Contrabaixo de Cordas, participou em inúmeros concertos no país e estrangeiro e colabora regularmente com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, sob a direcção de Vasco Pearce de Azevedo e com a Camerata Musical do Barreiro, com direcção do professor Lopes da Cruz.

Der, como é conhecido no meio musical, colaborou na gravação da banda sonora do filme português “Second Life”, de Nicolau Breyner, e de “Filme do desassossego”, de João Botelho. Colaborou em diversas formações e com artistas como KirkLightsey, MariaViana, Anabela, Simone de Oliveira, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Aproarte. É membro fundador do projecto MONDA.

  1. Diz a Laranja ao Limão MONDA 4:10
  2. Adeus Maria Até Quando feat. Katia Guerreiro MONDA 2:59
  3. Lindo Ramo Verde Escuro MONDA 3:02
  4. Só uma Pena Me Existe-fest. Rui Veloso MONDA 3:44
  5. Fui te Ver Estavas Lavando MONDA 3:30
  6. O Mocho MONDA